Os 7 mitos da Hipnose
Como a grande maioria das pessoas, meu “conhecimento” sobre a hipnose era algo bem raso onde eu ouvia falar que o hipnotista irá controlar a mente das pessoas, fazendo com que elas fizessem coisas bizarras desde comer cebola pensando ser maça, até imitar galinha no meio do palco. E essa ideia era cada vez mais reforçada nos desenhos do pica-pau, nos episódios dos trapalhões (quem tem mais que 30 anos com certeza vai lembrar rsrs)
Veja o vídeo abaixo:
A hipnose faz parte do imaginário moderno.
São verdadeiros clichês que impedem as pessoas de alcançarem uma vida plena por desconsiderarem o verdadeiro valor terapêutico da técnica. Não sou, de forma alguma, contra as demonstrações de hipnose que são feitas para o entretenimento (a chamada Hipnose de Palco). Admiro quem as faça, e as considero excelentes maneiras de mostrar o poder, não do hipnotista, mas da mente da pessoa que está ali participando.
Mais do que promover shows, a hipnose é uma ferramenta muito eficaz no tratamento de diversas condições, traumas e fobias.
Hipnose é uma característica mental peculiar a todo ser humano saudável, envolvendo processos simples como memória e imaginação.
Porém, para entendermos o que de fato é a hipnose, precisamos saber primeiro o que ela NÃO é.
Mito 1
“Hipnose é magia”
Hipnose não tem nada a ver com mistíssimos, religião ou espiritualidade. Embora pareça mágico ou miraculoso, ela não o é. Passamos pelo estado de hipnose várias vezes ao longo do nosso dia e não percebemos vou te dar um exemplo:
Quando está assistindo a um filme, mesmo sabendo que não é real, mas mesmo assim, você se emociona, as vezes fica com raiva do personagem, sente medo … não é mesmo?
Isso acontece por que nossa mente subconsciente é totalmente emocional, ela não sabe diferenciar o que real ou imaginário. Aquela cena do filme é como se realmente tivesse acontecendo.
Mito 2
“Hipnose é controle da mente”
Na verdade, a hipnose é o controle da mente feito pela própria pessoa, e não pelo hipnotista. É a pessoa que decide o quão fundo irá, e qual a intensidade da terapia. Se ela realmente quer a solução do seu problema, ela fará essa escolha. A função de terapeuta ou hipnotista é apenas auxiliar a pessoa nesse caminho.
Você está o tempo todo no controle da sua mente!
Mito 3
“Vou ficar inconsciente ou dormir”
De maneira nenhuma!
Hipnose é atitude mental, para isso você precisa estar acordada e consciente. As pessoas associam hipnose a relaxamento, mas nada tem haver. No tratamento com a hipnoterapia, seu corpo fica relaxado, porém a sua mente fica 300x mais acelerada.
Mito 4
“Vou contar todo os meus segredos”
Só aqueles que você quiser!
Você está no controle da sua mente, então é você quem decide e não fará nada diferente daquilo que você faria fora da hipnose.
Mito 5
“Eu não sou Hipnotizavel“
Como já dito, o cérebro humano entra neste estado todos os dias, várias vezes, pois faz parte da evolução da vida – o cérebro precisa economizar “bateria”. Caso a pessoa tenha alguma dificuldade ou deficiência cognitiva que impede de entender ou seguir comandos simples, o terapeuta terá que seguir por outros caminhos diferentes dos usualmente trilhados. Fora isso, outra coisa que pode dificultar o processo é quando a pessoa tenta se manter no controle, seja por estar com medo ou por não confiar no hipnotista.
Por isso antes do tratamento com a hipnoterapia, fazemos a consulta de avaliação para tirar todas as dúvidas e os medos. E mostramos de maneira natural, como a hipnose é algo simples.
Mito 6
“Vou para algum lugar e posso não voltar”
Impossível!
Você não vai para lugar nenhum, desde o primeiro momento você está consciente e totalmente no controle da sua mente. Se, em qualquer momento se sentir desconfortável e decidir parar o processo, a hipnose é cessada automaticamente, mesmo que o hipnotista não tenha falado nada.
Mito 7
“Hipnose muda o cérebro”
Não, apenas ajuda na mudança dos padrões de pensamento. Por exemplo, uma pessoa que acredita que não merece ser feliz, provavelmente terá inúmeras razões e desculpas para reforçar e manter esta crença infeliz. No processo de hipnoterapia, ela poderá perceber que este é um pensamento que, um dia, no passado, foi tão marcante que se tornou uma lei para ela.
Assim, a hipnoterapia será a oportunidade de mudar o significado daquela experiência e com isto, retornar ao momento presente com novas ideias.
Afinal, o que é hipnose?
Hipnose é uma maneira linda, rápida e indolor de ajudar na solução dos problemas, a viver melhor, a viver sem dor, sem culpa, sem raiva. A hipnose é utilizada para despertar o seu verdadeiro poder de transformação. O tratamento feito pela hipnose não é perigoso ou invasivo, e você não falará coisas “secretas”, ou fará coisas que vão contra a sua moral e ética.
De acordo com pesquisas, uma única sessão de hipnoterapia é tão ou mais eficiente que três anos de terapias comuns, porque você vai direto à “causa”, sem ficar rodando sobre “achismos” ou problemas atuais.
Gostou e quer agendar um consulta?
Clique no botão abaixo e reserve seu horário!
Carol Belardes
Compartilhe