Você rende mais de dia ou de noite?
Quem nunca ouviu um amigo, ou até você mesmo, falando que rende mais pela noite? "Eu não produzo tanto de manhã ou de tarde, mas quando chega a noite, fico cheio de energia". Sabia que isso pode estar matando sua produtividade e te gerando sintomas de ansiedade? Vou te explicar o porquê:
Pensa comigo:
De manhã, você acabou de acordar. Teve uma noite inteira de sono, e acorda cansado? Será que faz mesmo sentido?
Enquanto de noite, você teve um dia inteiro de tarefas. É a hora que, naturalmente, o seu corpo já estaria desacelerando para dormir… e você está cheio de energia? Percebe que é anti-natural?
Será que você está “brigando” contra seu corpo?
O seu corpo tem um relógio interno chamado ciclo circadiano, que regula o seu sono, humor e outras funções corporais. Quando este relógio está desajustado, você pode se sentir cansado, deprimido, ansioso e menos produtivo ao longo do dia.
Para o seu corpo, o natural é acompanhar a luz do sol!
Quando o sol nasce -> você tem mais energia, momento de despertar;
Quando o sol se põe -> você tem menos energia, momento de se recolher.
Acontece que, com a exposição a distrações e a luzes artificiais, o seu corpo se “confunde” com os sinais, e se mantém em alerta por mais tempo do que deveria. E ajustar isso pode ser desafiador, mas eu vou te ajudar:
- Fique 30 min longe do celular antes de deitar. Se você usa o celular para relaxar e te dar sono, experimente por 7 dias trocar por um livro.
- Deite-se, no máximo, às 22h, e levante-se até às 7h.
- Ao acordar se exponha a luz natural, o ideal é fazer um exercício físico como uma caminhada ao ar livre, academia, andar de bicicleta …
- Evite cafeína após as 15h.
Quanto mais breve é seu sono, mais breve será sua vida.
Falta de sono gera ansiedade e oposto também é verdadeiro.
Ansiedade gera falta de sono.
Carol Belardes
Compartilhe