Dicas
O que é a síndrome do impostor e como você pode lidar com ela?
A maioria das pessoas já se sentiu um impostor em algum momento de suas vidas, então aqui exploramos as causas desses sentimentos e como eles podem ser evitados.
Leia abaixo:
Você provavelmente já ouviu falar do termo “síndrome do impostor” antes e talvez já tenha uma compreensão do que é. No entanto, é um termo bastante carregado e tem implicações potencialmente complicadas, que gostaríamos de explorar com mais detalhes neste post.
Exploraremos as origens e a história da síndrome do impostor, quem tem maior probabilidade de mostrar sinais dela, as causas e o que pode ser feito para prevenir esses sentimentos em primeiro lugar. Esperançosamente, você achará isso informativo e obterá uma nova perspectiva sobre a síndrome do impostor.
O que é a síndrome do impostor?
Você já se sentiu uma fraude depois de alcançar o sucesso? A síndrome do Impostor é supostamente uma explicação para esse sentimento. O termo refere-se particularmente à experiência interna que alguém tem de não se sentir tão bem-sucedido quanto parece ser externamente.
É comum que alguém que apresente sinais da síndrome do impostor se sinta como se estivesse prestes a ter seu segredo descoberto, onde será revelado como um impostor que não merece elogios e reconhecimento.
A história da síndrome do impostor
As origens do termo remontam à década de 1970, onde foi cunhado pelas psicólogas Suzanna Imes e Pauline Rose Clance . Originalmente, eles acreditavam que apenas as mulheres eram afetadas pela síndrome do impostor e, em particular, mulheres intelectuais com realizações acadêmicas ou profissionais. Desde então, foi reconhecido que os sinais da síndrome do impostor podem afetar qualquer pessoa, de qualquer sexo, raça ou origem.
O termo não é considerado transtorno mental e não está listado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM). No entanto, é considerado um fenômeno psicológico reconhecido pelos profissionais, podendo muitas vezes acompanhar ou levar à ansiedade e à depressão . Isso ocorre porque sentimentos de dúvida e medo podem estar presentes na síndrome.
Quão comum é isso?
Estima-se que 70% das pessoas experimentarão a síndrome do impostor em algum momento de suas vidas, tornando-a um fenômeno extremamente comum. No entanto, as pessoas com sentimentos de impostor tendem a manter silêncio sobre seus sentimentos devido ao medo de serem descobertas.
Qual é a causa da síndrome do impostor?
Esta é uma pergunta bastante complicada e sem resposta simples. Alguns especialistas dirão que é uma mistura de coisas, como traços de personalidade mais propensos à ansiedade ou experiências de infância. Argumenta-se que certas experiências, como nunca se sentir bem o suficiente na escola em comparação com seus amigos, podem fazer com que você experimente sinais da síndrome do impostor mais tarde na vida.
Existem muitas evidências que mostram que estes sentimentos são estimulados pela necessidade de parecer bom o bastante para as pessoas do convívio familiar, resultando em baixa auto-estima.
Quem contrai a síndrome do impostor?
Como mencionamos anteriormente, qualquer pessoa pode apresentar sinais da síndrome do impostor, mas as mulheres e outros grupos minoritários podem ser mais suscetíveis devido à discriminação social e aos estereótipos generalizados.
No entanto, é certamente prevalente também nos homens, especialmente se estes fazem parte de uma minoria, têm uma deficiência ou pertencem à classe trabalhadora. É provável que os homens sejam menos propensos a admitir que se sentem impostores , devido aos ideais tóxicos de masculinidade que impedem os homens de quererem admitir quaisquer vulnerabilidades.
Parece que o fenômeno do impostor é mais comum entre pessoas que estão avançando para uma nova etapa de suas vidas , seja isso significando conseguir uma promoção ou se formar na universidade. Isto faz sentido, pois estes são momentos em que é mais provável que não tenhamos certeza das nossas capacidades e estejamos mergulhando no fundo do poço, por assim dizer.
No entanto, sentimentos de impostor também podem ser experimentados por pessoas extremamente bem-sucedidas, embora todas as evidências possam parecer apontar para as suas capacidades. Por exemplo, Maureen Zappala, uma ex-cientista de foguetes que ocupava uma função gerencial de nível médio na NASA, ainda tinha dúvidas. “Durante anos pensei que a NASA só me contratava porque precisava de mulheres”, explica ela, mostrando como os estereótipos de género podem afetar a mentalidade até mesmo de mulheres tremendamente bem-sucedidas.
Os sinais potenciais da síndrome do impostor
Aqui discutirei alguns dos sentimentos de impostor que as pessoas podem experimentar. No entanto, encorojo você a não ver isso como algum tipo de diagnóstico. Em vez disso, se você reconhecer alguns desses sinais dentro de você, considere isso um indicador de que não está sozinho.
Muitas pessoas em todo o mundo experimentam sentimentos semelhantes aos seus, e esses pensamentos não são um reflexo verdadeiro de suas habilidades. No entanto, se você estiver passando por muito estresse e ansiedade, considere agendar uma consulta no botão abaixo.
1. Sentir-se ansioso em situações sociais
Freqüentemente, as pessoas que se sentem como impostores sentem ansiedade em situações sociais porque temem ser “descobertas” ou ser uma decepção. Isso decorre da crença de que todos têm uma opinião elevada sobre eles, mas não estão à altura deles.
2. Excesso de trabalho em todas as oportunidades
Às vezes, as pessoas sentem que só terão sucesso se se esforçarem muito, e isso pode incluir excesso de trabalho. Muitas vezes, eles nem precisam fazer isso, mas há uma forte crença de que, de outra forma, fracassarão
3. Temendo constantemente o fracasso
O último ponto nos leva a este ponto: muitas pessoas com sentimentos de impostor têm medo do fracasso. Isto se deve à falsa percepção de que se falharem em alguma coisa serão uma grande decepção para amigos, familiares e colegas.
4. Sentir-se indigno de sucesso
As conquistas normalmente são algo a ser comemorado, mas muitas vezes as pessoas com sentimentos de impostor sentirão que não merecem o sucesso que estão tendo e poderão sentir que outra pessoa o mereceu mais. Isso pode até se transformar em intensos sentimentos de culpa.
5. Comparando-se com os outros
Todo mundo se compara aos outros de vez em quando, especialmente porque as redes sociais tornam isso muito fácil. No entanto, se você se compara constantemente com os outros, especialmente quando se trata de ideias de “sucesso”, isso pode se tornar um comportamento prejudicial.
6. Concentrar-se mais no que você não fez do que nas suas conquistas
Você pode ter feito muitas coisas incríveis, mas se tiver sentimentos de impostor, talvez opte por ignorar todas essas coisas. Em vez disso, você pode se concentrar em todos os seus objetivos ainda não alcançados ou até mesmo nas conquistas de outras pessoas.
7. Atribuir todos os seus sucessos à sorte ou a fatores externos
Mesmo que seus sucessos sejam resultado de trabalho árduo ou de capacidades naturais, você pode dizer que acabou de ter boa sorte ou atribuir seus sucessos à ajuda de outras pessoas. Isso se configura como uma espécie de auto-sabotagem.
8. Nunca se sinta seguro de si mesmo ao expressar opiniões
Você odeia falar abertamente porque está preocupado por não ter obtido a resposta “certa”? Isso pode fazer parte de se sentir uma fraude. Muitas vezes as mulheres são socializadas para se questionarem , e é por isso que é mais comum que digam coisas como ‘eu acho…’ e ‘talvez…’ quando dão as suas opiniões.
9. Ser sensível a críticas construtivas
Mesmo que você se critique regularmente, pode ser difícil receber críticas de outras pessoas, mesmo que sejam construtivas. Aqueles com sentimentos de impostor podem sentir que qualquer crítica significa que eles não são bons o suficiente e estão decepcionando os outros.
10. Minimizar sua experiência para outras pessoas
Algumas pessoas sentem que estão se gabando ao revelarem a verdadeira extensão de seu conhecimento e experiência. Conseqüentemente, eles podem ficar tentados a se subestimar porque não querem que as pessoas pensem que eles são arrogantes ou indignos de suas realizações.
11. Sabotar-se propositalmente
Isso pode incluir não concorrer a uma promoção quando estiver qualificado para fazê-lo, ou não aproveitar certas oportunidades que você gostaria, porque você não se acha bom o suficiente ou teme que possa ocupar o lugar de alguém mais merecedor. .
12. Querer ser o melhor em tudo que faz
Você pode ser um especialista em sua área ou realmente ótimo em um determinado ofício, mas às vezes isso não é suficiente e você quer ser o melhor em tudo que faz. Se você tentar algo novo e não for muito bom nisso, poderá ficar tentado a desistir para não se envergonhar.
Como lidar com a síndrome do impostor
Muitas vezes, quando as pessoas discutem como lidar com a síndrome do impostor, a responsabilidade recai sobre o indivíduo para superar o problema por conta própria. Embora existam coisas que as pessoas podem fazer para ajudar quando experimentam sentimentos de dúvida, essa responsabilidade geralmente é mal direcionada.
Ninguém sofre porque quer.
É normal em certos momentos haver dúvidas sobre si mesmo, porém quando isso se faz de forma contínua é importante entender qual o conflito que está associado a esse sofrimento.
A Terapia de Reintegração Implícita pode te ajudar de forma breve e eficaz.
Carol Belardes
Compartilhe
Compartilhe
Posts Relacionados
Você está preso nos padrões do passado?
Todos nós carregamos memórias e experiências que moldam quem somos. Muitas vezes, padrões familiares e experiências de infância permanecem tão
Aprenda se comunicar de forma assertiva
A comunicação assertiva é uma habilidade fundamental para construir relacionamentos mais saudáveis e equilibrados, refletindo não apenas o que dizemos,
A Vida é um Problema — E Isso é Bom
A dor faz parte da vida, seja física, emocional ou espiritual, e é uma oportunidade de crescimento. Embora possamos nos