fbpx

Rompendo o Ciclo Vicioso

Mulher olhado guarda-roupa bagunçado. Desorganizada.

Dicas

Rompendo o Ciclo Vicioso

Você já se pegou olhando ao redor e se sentindo sufocada pela desordem? Talvez sua bolsa esteja uma bagunça, sua mesa de trabalho coberta de papéis e o seu carro cheio de lixo. Saiba que essa desorganização externa pode estar refletindo um conflito interno.
Leia abaixo:

Mulher olhado guarda-roupa bagunçado. Desorganizada.

O externo influencia o interno, e o contrário também é verdadeiro. Quando estamos em sofrimento emocional, muitas vezes perdemos o ânimo de fazer qualquer coisa. Tudo parece perder a graça e o mundo fica cinza. A desordem não é o problema em si, mas sim um sintoma, assim como a depressão, a ansiedade e a falta de foco. São resultados de aprendizados que está conflitante na mente subconsciente.

Como o Sofrimento Afeta o Nosso Comportamento

Sabemos que o sofrimento afeta as pessoas neurologicamente — o cérebro, a fisiologia, os sentimentos e o comportamento. Pode nos tornar compulsivas, enchendo nossas mentes de pensamentos estressantes e fazendo com que nos sintamos imobilizadas e improdutivas. Isso se manifesta como comportamento desorganizado, empilhando coisas pela casa ou no ambiente de trabalho, sem conseguir organizá-las.

A falta de ânimo vai além daquilo que chamamos de preguiça, é uma estratégia de sobrevivência para poupar esforço. É como se o cérebro entrasse em modo economia de energia.

Rompendo o Ciclo Vicioso

Esses sintomas interagem entre si em um ciclo vicioso. Portanto, para resolver um conflito, é necessário começar resolvendo as causas raiz de muito tempo atrás. Você pode começar com qualquer um dos seus sintomas atuais, onde quer que sinta poder suficiente para agir.

Comece organizando seu externo, assim você abrirá espaço para ver o que precisa organizar internamente.

Está pronta para organizar a sua casa?

Isso pode ser um excelente ponto de partida. Separar seus papéis, organizar seu armário ou doar itens que você não usa pode levantar seu humor e melhorar sua capacidade de foco.

Desapegar é um poderoso exercício de re-regulação. No entanto, para ter o poder de desapegar, você primeiro precisa tratar a desregulação neurológica causada pelo sofrimento. Então, suas tendências de desorganização e outros sintomas do sofrimento começarão a se acalmar. A paz e a possibilidade entram quando a desorganização começa a se dissipar.

Desordem Física

A desordem física envolve os pertences espalhados pela sua casa, quintal, carro ou escritório. Ela é visualmente caótica e torna difícil encontrar o que você precisa.

Exemplos:
Um armário cheio de roupas de tamanhos diferentes que você guarda para o caso de perder ou ganhar peso, enquanto as roupas que realmente servem não têm um lugar apropriado.
Acumular itens “só por precaução”, mesmo quando você não precisa deles.
É útil se desfazer dessas coisas. Uma regra prática é doar qualquer item que você possa substituir por um valor razoável e que não esteja usando. Itens mais caros podem ser vendidos, e a doação é uma opção viável para organizar e ajudar outros.

Desordem Mental, Emocional, de Relacionamento e de Tempo

A desordem não é apenas física. O sofrimento também causa desordem mental, emocional, de relacionamento e de tempo.

Desordem Mental: Muita agitação em nossas mentes nos torna incapazes de focar ou planejar. Listas, cronômetros e calendários podem ajudar a liberar esses pensamentos estressantes.

Desordem Emocional: Inclui velhas mágoas, crenças e ressentimentos. Histórias tristes que você continua contando a si mesma sobre suas limitações com base em eventos passados também contam como desordem emocional.

Desordem de Relacionamento: Ter pessoas desgastantes ao seu redor e poucas com quem você se sente segura. Remover relacionamentos não saudáveis é essencial.

Desordem de Tempo: Sobrecarregar sua agenda até o ponto de exaustão. Aberturas não programadas permitem que você recarregue as energias e tenha ideias para melhorar sua vida.


Não é necessário organizar toda a sua vida de uma vez. Comece com uma coisa, seja um armário, uma obrigação, um rancor ou uma relação tóxica. Velhos sentimentos surgirão, mas você pode processá-los sem se desestabilizar. Crie espaço em sua vida para que a paz e a leveza se desenvolvam naturalmente.

Quer saber como a Terapia de Reintegração Implícita pode ajudar você a superar esses desafios?

Carol Belardes

Compartilhe

Compartilhe

Posts Relacionados

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade da Terapeuta Carol Belardes.

Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.

© Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade