Dicas
Será que Autossabotagem Realmente Existe?
Você já se pegou criando obstáculos para si mesmo, mesmo quando as coisas pareciam estar indo bem?
Isso pode parecer autossabotagem, mas e se essa ideia não for exatamente o que pensamos?
Leia abaixo:
Hoje, quero compartilhar com você uma nova perspectiva sobre esse conceito, baseada na Terapia de Reintegração Implícita. Vamos explorar como os conflitos emocionais e os padrões de adaptação influenciam a forma como vivemos.
Ciclo de Autossabotagem e Paralisação
Muitas pessoas relatam um ciclo onde, ao enfrentar problemas ou mesmo sem motivo aparente, começam a “autossabotar” suas próprias ações, criando dificuldades que as paralisam.
Na Terapia de Reintegração Implícita, entendemos isso como uma adaptação do cérebro, que tenta evitar situações estressantes ou conflitantes.
Você já se sentiu assim? Paralisado diante de problemas que surgem aparentemente do nada?
Incapacidade de Concluir Tarefas
Outro padrão comum é a dificuldade em concluir tarefas ou projetos importantes, como não conseguir terminar um curso, adiar responsabilidades domésticas ou evitar questões no casamento.
Muitas vezes, esse comportamento é motivado por um medo profundo de fracassar ou de não corresponder às expectativas dos outros.
Você tem dificuldades para concluir tarefas importantes por medo de não ser bom o suficiente?
Criação de Problemas Internos
Algumas pessoas relatam que, mesmo quando tudo está indo bem, acabam criando problemas internamente. Esse comportamento pode indicar um desconforto com a estabilidade, como se viver em um estado constante de tensão fosse mais familiar ou até mesmo seguro.
Você já se percebeu criando problemas, mesmo quando tudo parecia estar tranquilo?
Impacto Generalizado nas Áreas da Vida
Esses ciclos de sofrimento não afetam apenas uma área da vida, mas se estendem para o trabalho, estudos, relacionamentos e a vida pessoal. Quando nos adaptamos para lidar com conflitos internos, sem perceber, acabamos prejudicando várias esferas da nossa existência.
Acredito que você já percebeu como esses padrões estão afetando diversas áreas da sua vida, não é mesmo? Isso acontece pois o tempo todo o cérebro cria a realidade e a realidade recria nosso cérebro.
Na Terapia de Reintegração Implícita, acreditamos que autossabotagem, como geralmente é entendida, não existe. O que realmente ocorre é que nós, como seres humanos, desenvolvemos estratégias para nos adaptar ao ambiente e moldá-lo conforme nossas necessidades. Não é a vida que nos molda; nós moldamos nossa vida.
Se o sofrimento tem um começo, ele também pode ter um fim.
Essa é a boa notícia: é possível transformar esses padrões e viver de forma mais leve. Se você deseja entender melhor os conflitos que se manifestam como “autossabotagem” e se libertar desses ciclos de dor e sofrimento, há maneiras de fazer isso sem a necessidade de longas sessões de terapia.
Quer saber como? entre em contato comigo para saber como a Terapia de Reintegração Implícita pode ajudar você a transformar sua vida.
Carol Belardes
Compartilhe
Compartilhe
Posts Relacionados
Você está preso nos padrões do passado?
Todos nós carregamos memórias e experiências que moldam quem somos. Muitas vezes, padrões familiares e experiências de infância permanecem tão
Aprenda se comunicar de forma assertiva
A comunicação assertiva é uma habilidade fundamental para construir relacionamentos mais saudáveis e equilibrados, refletindo não apenas o que dizemos,
A Vida é um Problema — E Isso é Bom
A dor faz parte da vida, seja física, emocional ou espiritual, e é uma oportunidade de crescimento. Embora possamos nos