fbpx

5 Dicas para aliviar a sobrecarga mental

Imagine que você está no seu computador e abre uma página de pesquisa, em seguida você abre a outra aba, e depois outra e várias páginas estão abertas ao mesmo tempo. O seu computador começa a ficar lento e de repente TELA AZUL, travou tudo. Qual a primeira coisa a se fazer?

Normal é reiniciar o computador e começar do zero.

Com o cérebro humano funciona da mesma maneira. Durante o dia vamos abrindo várias telas com todos aqueles trabalhos invisíveis: ” Tem que fazer tal coisa…” isso vai sobrecarregando e sugando toda a nossa energia.

Pensar é algo que demanda muita energia, só para manter todo o nosso corpo funcionando o nosso cérebro consome em média 20% da nossa energia. E quando pensamos no tem que, já sentimos uma certa angústia pois temos muitas outras coisas para fazer e não queremos deixar nada para trás. O subconsciente sente como se já tivesse realizado ou seja consome energia, na mente subconsciente tudo que é sentindo se torna real.

É preciso eliminar o “trabalho invisível” para evitar tela azul, para isso separei 5 dicas:

1 . Livre seu ambiente de acúmulos físicos

Sim, o externo influencia o interno. Só de chegar no trabalho e ver aquela mesa toda bagunçada já bate um desânimo, não é mesmo? A sua postura de trabalho deve ser correta e confortável, para que o seu cérebro não se concentre mais no cansaço do corpo do que no trabalho.

2 . Silencie as notificações do celular

As distrações causam um enorme prejuízo de tempo e energia. A cada interrupção, demoramos cerca de 23 minutos para voltar ao foco da nossa tarefa original.

3 . Divida sua jornada de trabalho em fatias

O cérebro consegue se fixar num único objeto durante 50 ou 60 minutos. Depois desse período, a atenção inevitavelmente se esvai. A dica é trabalhar ininterruptamente durante esse bloco temporal, e então fazer um intervalo de 5 a 10 minutos para checar mensagens do celular, acessar redes sociais ou levantar para tomar um café. A pausa ajuda a descansar as áreas ativas no cérebro até então! Após esse breve período de relaxamento, você estará pronta para outra sessão de trabalho.

 

4 . Tire da cabeça e coloque no papel o que tem a fazer

Use a agenda e agende todos os seus compromissos do dia, pessoais e profissional. Tudo tem que estar na sua agenda.  Tenha um bloco de notas e assim que surgir uma ideia ou lembrar de algo que tem para fazer ANOTE.

Não confie na sua memória e não ocupe espaço desnecessário na sua mente com os ” tem que..”

5 . Mate o que está te matando.

Sabe aquele ” depois eu faço”, então faça. Defina a prioridade e coloque na agenda uma data para executar.

Lembre-se de cumprir o combinado com você mesmo.

Eai gostou das dicas?

Compartilhe!

Carol Belardes

Compartilhe

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade da Terapeuta Carol Belardes.

Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.

© Todos os direitos reservados.