fbpx

8 sinais que podem indicar depressão

Você já ter ouvido algumas dessas:

“Isso é frescura” “Mas, você tem comida, saúde, porque está reclamando”, “Depressão é falta do que fazer”, “Isso é falta de Deus no coração”, “Quer chamar atenção”, “Seus pais deram tudo para você e é assim que você agradece? ”

Eu sei que isso te machucou profundamente. Na maioria das vezes quem diz são pessoas que a gente ama e não entende os sintomas da depressão.

Nem você sabe explicar exatamente o que está sentindo, mas sabe que existe algo errado e que você não escolheu estar assim. Atualmente a depressão é conhecida como a doença do século XXI, isso por que ela tem se tornado uma epidemia global, afetando diariamente milhões de pessoas de todo o mundo. Essa doença é silenciosa e muitas vezes é confundida como sendo apenas estresse, cansaço, desânimo ou preguiça.

Mas, acredite! Existe uma raiz emocional por trás dos sintomas da depressão. E a hipnoterapia tem se mostrado extremamente eficaz por tratar diretamente a causa, através de um processo de revelação a nível subconsciente, compreensão e reeducação é possível se libertar do velho padrão de sofrimento e assumir a direção da própria vida com liberdade e aceitação.

 

8 Sinais que podem indicar depressão

 

1. Cansaço profundo e constante disposição de realizar as tarefas cotidianas

Quando estamos realizando tarefas estressantes ou quando a nossa rotina em si não é motivadora é perfeitamente normal não se ter vontade de realizar tarefas e obrigações. Porém, o principal sintoma da depressão é quando passamos a sentir indisposição e cansaço para realizar tarefas que antes nos eram prazerosas. O sentimento de que qualquer atividade é muito cansativa e tediosa e a falta de vontade de realizar obrigações cotidianas, além da vontade constante de ficar em repouso, sozinho e quieto, é um grande indicativo de depressão. Se todos esses fatores forem somados a uma constante sensação sem motivo de “tédio da vida” é muito importante buscar orientação de um profissional para saber as causas desses sintomas e avaliar a possibilidade de um quadro depressivo.

 

2. Constante sensação de tristeza

É natural e biológico que em determinados dias podemos nos sentir tristes, sem motivo aparente, mas essa deve ser uma tristeza passageira. Segundo especialistas, se a sensação de tristeza for constante, dia após dia, e durar por um período maior de 15 dias seguidos isso pode indicar um quadro de melancolia associado à depressão. Por isso é importante procurar um terapeuta para conversar sobre o assunto. Além da tristeza, raiva e ódio persistentes também são sintomas que merecem atenção.

 

3. Sintomas diversos no corpo

A depressão além dos sintomas psicológicos reflete no corpo a somatização das angústias do indivíduo. Por isso a pessoa pode ter dores diversas no corpo, que surgem repentinamente, tensão muscular constante, desordens intestinais como cólicas, diarreias ou prisão de ventre, dores de cabeça frequentes e dores no peito (principalmente no lado esquerdo).

 

4. Perda da capacidade de sentir prazer

As atividades que antes eram prazerosas passam a se tornar desinteressantes e chatas para a pessoa com depressão. Em geral a pessoa deprimida perde a capacidade de sentir prazer e tudo passa a se tornar entediante. A perda da sensação do prazer também é vista nas relações sexuais, a pessoa perde o apetite sexual e não sente felicidade ao fazer sexo.

 

5. Isolamento social

Um sinal grave de que a pessoa está enfrentando um quadro real de depressão é quando ela começa a se isolar do convívio social e passa a apreciar a solidão. Perder o interesse em encontrar com amigos, em ir a reuniões familiares ou de estar com outras pessoas ao redor é um sintoma típico e indicador de um quadro depressivo já avançado. Por isso, pessoas que se encontram nessa situação devem procurar com urgência o apoio de um terapeuta.

 

6. Perda de concentração e de poder em tomar decisões

A sensação de estar com a cabeça nas nuvens o tempo todo, de não conseguir se concentrar para realizar as atividades diárias e de não possuir foco para nada também é um sinal de depressão. Além disso, a sensação de que a tomada de decisão para algo exige um esforço maior que o comum, deixando parecer que você é incapacitado para isso, também pode indicar um quadro depressivo.

 

7. Pensamentos sempre negativos

Outro sintoma preocupante que indica a depressão é a negatividade em relação a tudo. Quando a pessoa está com depressão ela perde a autoestima, se sente inútil e sem esperança, e começa a ter a sensação de que a vida não tem sentido. Todos esses sinais merecem uma atenção especial e uma procura rápida de um terapeuta, pois se não forem tratados podem desencadear problemas sérios como o suicídio.

 

8. Alterações no sono e apetite

Dormir exageradamente ou ter insônia frequente e sentir fome exagerada ou não ter apetite durante muitas horas, ou até, por um dia inteiro. Esses sintomas comumente também estão ligados a quadros de ansiedade, por isso é sempre fundamental a avaliação profissional para determinar se a desordem é de natureza da ansiedade, da depressão ou dos dois fatores em conjunto.

 

Por que a hipnoterapia é tão eficaz?

A Hipnoterapia atua diretamente na mente subconsciente. Nessa mente profunda que estão armazenados todos os pensamentos, medos, emoções e padrões de comportamento associados a depressão.

Em uma única sessão, vamos seguir os 3 passos abaixo para relevar a causa a raiz por trás de todo esse sofrimento.

Passo 1: Revelação

Descobrir qual a emoção associada aos sintomas da depressão, de “onde” ela vem, como você aprendeu ela ou quais associações emocionais você está fazendo;

Passo 2: Compreensão

Compreender o que está acontecendo com você diante do que foi descoberto;

Passo 3: Reeducação

Para finalmente reeducar a sua mente subconsciente, resgatando quem você é para de fato, assumir suas escolhas, ações, emoções e vida

Carol Belardes

Compartilhe

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade da Terapeuta Carol Belardes.

Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.

© Todos os direitos reservados.