fbpx

A doença do século XXI é a normose

Vivemos em uma era em que a ansiedade e a depressão frequentemente são consideradas as doenças do século. No entanto, há algo ainda mais sutil e generalizado que afeta muitas vidas: a normose. Leia abaixo:

A doença do século XXI é a normose

O termo normose, foi cunhado pelo psiquiatra brasileiro David Le Breton, refere-se à busca incessante pela normalidade, levando as pessoas a se conformarem com padrões socialmente aceitos, muitas vezes prejudiciais à saúde física e mental.

 

A aparência de Normalidade

Quantas pessoas ao seu redor enfrentam problemas no relacionamento, ansiedade, depressão, insônia, irritabilidade, baixa autoestima, síndrome do pânico, fobias, vícios e compulsões alimentares? Parece tão comum que quase se torna normal. Mas é fundamental entender que o comum nem sempre é o que deveria ser considerado normal.

 

A armadilha da Conformidade

A normose nos faz aceitar o sofrimento como parte integrante da vida. Muitos se acostumam com a insatisfação, talvez porque tenham aprendido com as pessoas ao seu redor. A reclamação torna-se uma parte cotidiana da vida, e ao nos convencermos de que esse tipo de sofrimento é normal, corremos o risco de ficar estagnados, sem agir para superar as dificuldades.

 

Desconstruindo a Ideia de Sofrimento Normal

Não é porque seus pais e pessoas próximas tenham vivido uma vida cheia de desafios que isso deva ser considerado o estado normal das coisas. Na terapia, trabalhamos para desconstruir esse sofrimento que se tornou comum em sua vida.

A normose está diretamente relacionada à pressão social para se encaixar em normas preestabelecidas, independentemente do impacto que isso possa ter na individualidade e autenticidade de uma pessoa.

 

Recuse Normalizar o Sofrimento

Não normalize seu sofrimento. Em vez disso, desafie as normas prejudiciais e busque uma vida com sentido e significativa. Lembre-se de que o verdadeiro bem-estar não está em conformidade cega, mas na aceitação de sua singularidade e na busca do que realmente faz você feliz.

Vamos desafiar a normose juntos e construir uma vida mais autêntica.

Agende a sua consulta agora mesmo e seja feliz sem esse sofrimento.

 

Carol Belardes

Compartilhe

Compartilhe

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade da Terapeuta Carol Belardes.

Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.

© Todos os direitos reservados.